Abertura da Exposição 30 anos da Tribuna da Luta Operária


A Exposição Multimídia 30 anos da Tribuna da Luta Operária: o Jornal como Lugar de Memória foi aberta nesta segunda-feira (14/12) com a participação de antigos “tribuneiros”, militantes do Partido Comunista do Brasil (PC do B), estudantes do curso de Comunicação Social, professores da Universidade do Estado da Bahia e da Universidade de Pernambuco.

Na abertura da exposição, foi feito o lançamento da plataforma digital (DVD-Rom) com as 184 edições do periódico, doadas pela militante Hugo Pereira; apresentação de 30 capas do jornal e os estudos realizados durante a pesquisa "História da Imprensa em Juazeiro: a Tribuna da Luta Operária e a organização do PC do B em Juazeiro", coordenada pela professora Andréa Cristiana Santos. A concepção, desenvolvimento e a criação do DVD-Rom foi feito pelo pedagogo e professor de Tecnologia da Educação, Moésio Belfort, e com a colaboração do bolsita PICIN/FAPESB Wllyssys Wolfgang, estudante de Jornalismo em Multimeios, que fez o trabalho de fotodigitalização e eralização do banco de dados.


Na abertura da exposição, a coordenadora do projeto abordou a relevância de realizar o estudo com história da imprensa, especificametne por registrar e documentar parte da própria história do país no processo de transição democrática. Ela ressaltou ainda a importância da memória como elemento para reconhecer a trajetória de homens e mulheres que participaram das lutas sociais dos anos 80.

Durante o evento, foi lido o depoimento de Augusto Buonicore, no qual ele se refere à organização do partido nos anos 80 por meio da Tribuna, e as pessoas presentes relembraram passagens da trajetória pessoal como leitores do periódico, militantes políticos, ativistas sociais e também da relevância de reconstruir parte de trajetória do partido a partir da pesquisa com o jornal.

Durante a semana, haverá uma programação extensa com mesa-redonda, exibição de filmes e de videoclips. Nesta quarta-feira (16/12), acontece a mesa-redonda “Jornal, Cultura e Política em Juazeiro nos anos 80”, com a participação de militantes, ex-militantes, ativistas políticos, músicos que irão lembrar acontecimentos relevantes da história local. Participam da mesa-redonda Paulo César Andrade, eleito vereador no ano de 1982; Ernani Ribeiro, coordenador do Comitê Diretas Já! em Juazeiro, no ano de 1984; Mauricio Dias (Mauriçola) que contará a experiência de músico e da importância da cultura na cidade, e Paulo Marcos (Parlim), que falará da experiência do Berro D´Água , jornal alternativo, satírico e de humor.

Na sexta-feira (18/12), acontece a exibição do filme “`Peões”, de Eduardo Coutinho, e no sábado exibição de videoclips e show anos 80.


Por Equipe do Projeto

Foto: Fernando Rodrigues

0 comentários: